sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Suape é responsável por otimismo

Mesmo sem conhecer bem o complexto, população se anima com chegada de investimentos.

Publicado em 03/07/2011, às 14h49

Da editoria de Economia - JC Online

O pernambucano está otimista com a chegada de grandes empreendimentos ao Porto de Suape, mas não demonstra conhecimento aprofundado sobre o complexo. A constatação está na segunda edição da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos do Macroambiente Empresarial de Pernambuco (Gemepe), da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), que quer avaliar o nível de informação da população da Região Metropolitana do Recife (RMR) sobre o principal motor da economia do Estado.

“Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem sobre a dinâmica de Suape, maiores serão as chances de inserção e aproveitamento das oportunidades”, defende o economista e coordenador da pesquisa, Uranilson Carvalho. Na primeira edição do levantamento, realizada em 2008, 19% dos entrevistados responderam ter muito conhecimento sobre o complexo. O percentual diminuiu para 12% agora em 2011. Da amostra de 700 pessoas, 65% têm alguma informação sobre o tema. O índice é praticamente igual ao de 2008, que ficou em 65%. O desconhecimento também aumentou, passando de 18% para 23%.
O economista acredita que as constantes visitas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a Pernambuco foi um dos fatores que chamaram mais a atenção da população para os empreendimentos em 2008. Na avaliação dele, a boa notícia é que as pessoas estão percebendo que o cenário econômico positivo poderá influenciar na vida pessoal e das famílias dos pernambucanos. “Antes as pessoas apostavam na melhoria da economia, mas não acreditavam que seriam beneficiadas pelos impactos positivos. O que parecia apenas uma promessa passou a ser real”, diz. Em 2008, apenas 27% respondia que a vida pessoal ia melhorar, enquanto este ano o número subiu para 64%. A população também demonstrou mais disposição em se qualificar (54% ante 40,7%) e em abrir um negócio (22% contra 13%) na comparação em 2008. “É uma demonstração de esperança no futuro”, afirma Carvalho.
O professor sugere que o governo crie um canal institucionalizado de divulgação de Suape para a população. Hoje, o complexo desenvolve alguns programas nessa direção. Dois deles estão voltados para os estudantes do ensino fundamental, médio e universitário de instituições públicas e privadas. De segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 13h, o porto recebe a visita diária de pelo menos 100 alunos. Outra iniciativa é o projeto Horizonte Profissional, que apresenta as oportunidades de trabalho no complexo. Palestras, seminários e eventos são outros canais de comunicação com a comunidade.
----

Um comentário:

  1. Daiane Ervelis Gomes da Silva
    Rua 71, nº 150 – Maranguape I – Paulista / PE
    Fones: 8524-1514 / 8803-3931 / 8719-5682
    E-mail: ervelisday@hotmail.com
    Data de Nascimento: 25/12/1987

     OBJETIVO

    Setor Administrativo
    Departamento pessoal

     FORMAÇÃO ESCOLAR

    Superior - Administração
    Completo - IESO

     CURSOS PROFISSIONALIZANTES

    - Informática Básica Digitação
    - Departamento pessoal
    - Técnicas de vendas e telemarketing
    - Secretariado, recepcionista
    - Telefonista, auxiliar de escritório

     EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

    - Teleinformações VIVO
    Função: Monitoria Período: 2 anos

    - Instituto Educacional Shekinah
    Função: Secretária Período: 1 ano

    - Play Video Produções
    Função: Atendimento / Operadora de caixa Período: 6 meses

    - METRON Produções (Fon Fon)
    Função: Educadora de trânsito Período: 3 meses

     INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    Responsabilidade, iniciativa e organização completa meu perfil profissional, tenha certeza que com estas três características mais a minha força de vontade, posso desenvolver satisfatoriamente a função que me for confiada.
    Portanto, toda possibilidade que for lançada, abraçarei e contribuirei somando esforços para o desenvolvimento da empresa.
    Declaro que as informações prestadas são verdadeiras e, na forma da lei assumo total responsabilidade pelas mesmas.

    ResponderExcluir