segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Profissão: Petroleiro (Suape)

Continuando a divulgação de matéria muito interessante sobre Empregos em Suape...


Mais de 81 mil pessoas podem dizer com orgulho: ´Eu trabalho na Petrobras`. Seja na holding ou nas suas subsidiárias, o que se comenta é que os benefícios são inúmeros. Mas não é fácil chegar lá. Por uma determinação constitucional, o ingresso de pessoal na companhia está condicionado à aprovação em concurso. Na Refinaria Abreu e Lima, em construção em Suape, não será diferente. A planta deverá gerar 1,5 mil empregos, entre diretos (´crachás verdes`) e terceirizados sem concurso, chamados de ´crachás amarelos` (entre 700 e 800 vagas). 



Refinaria Abreu e Lima está gerando 20 mil empregos na construção e já começou a selecionar pessoal para trabalhar na operação Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
No processo seletivo aberto em 2008 para 989 vagas em todo o país, das quais 236 para a Abreu e Lima, inscreveram-se quase 110 mil pessoas. No cargo de técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior (Polo São Paulo), a concorrência chegou a 1.221 candidatos por vaga. No concurso de 2010, cujas inscrições se encerraram no dia 27 de janeiro último, foram 340 mil inscritos para 839 vagas. Em Pernambuco, são 819 candidatos para a vaga de técnico em segurança júnior. 

O presidente do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro PE/PB) Marcos Aurélio Monteiro da Silva reconhece que não é fácil passar nos processos seletivos da Petrobras. Mas diz que fazer um bom curso técnico ajuda. ´Principalmente se for nas áreas de elétrica, eletrônica ou instrumentação. Se o candidato fizer um curso desses já vai estar muito bem preparado`, diz o sindicalista, que tem 22 anos de Petrobras e formação técnica em eletricidade.

Marcos Aurélio tem uma preocupação que é geral: que as vagas da Abreu e Lima sejam preenchidas por pernambucanos. ´Estamos vendo que, já nesta fase de construção e montagem, pernambucanos preparados, com bons currículos, não estão sendo aproveitados nos consórcios. Isso é preocupante`, afirma. O Sindipetro PE/PB tem atualmente cerca de 600 associados, número que deve dobrar nos próximos três anos com o início de operação da refinaria.

Os 236 técnicos de operação júnior aprovados no primeiro concurso da Petrobras recebem salárioinicial de R$ 2.019,01, mais benefícios, e estão sendo treinados em outras unidades de refino da empresa. Entretanto, para o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Industrial (NDI) da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Antônio Sotero, continuar garantindo a ocupação das vagas por pernambucanos exigirá uma força-tarefa.

´Teremos que montar uma força-tarefa com a participação do poder público, instituições de ensino e empresas`, alerta Sotero. Segundo ele, para chegar à qualificação, é preciso passar antes pela educação continuada e por cursos intermediários e técnicos.


Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/13/economia10_0.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário